A importância dos reviews para o seu negócio

A importância dos reviews para o seu negócio

A importância dos reviews para o seu negócio

Você sabe qual é a importância dos reviews para o seu negócio?

Você já pesquisou na internet avaliações de um hotel antes de fazer sua reserva ou procurou saber se uma determinada marca de televisão é melhor do que a outra, antes de comprar a sua? 

O termo review se refere a essas avaliações (com notas ou não), que as pessoas (comuns ou especialistas) fazem sobre serviços ou produtos.

Os reviews podem ser feitos nos sites de venda, das marcas, nas redes sociais e blogs, por exemplo, e se tornaram o famoso boca-a-boca da atualidade.

Confira qual é a importância dos reviews para o seu negócio.

Segundo dados de pesquisas disponibilizados pelo Invesp, podemos ver em números a importância dos reviews para marcas e negócios:

  • 90% dos consumidores lêem reviews antes de irem a um estabelecimento;
  • 88% dos consumidores acreditam em reviews online da mesma maneira com que acreditam em opiniões de amigos.
  • 81% das pessoas que viajam com frequência considera os reviews importantes;
  • 53% das pessoas não vão fazer reservas em hotéis que não tenham reviews;
  • 31% dos consumidores está disposto a gastar mais em estabelecimento com excelentes reviews.

VOCÊ DEVE RESPONDER TODOS OS REVIEWS

Você pode estar pensando o quão pode parecer árdua essa tarefa. Porém todos os reviews sobre sua marca ou serviço, feitos em sites e redes sociais relevantes, dos quais você pode ter acesso, devem ser respondidos.

Atualmente, muitas marcas ainda ignoram as opiniões e comentários de sites importantes. Os mesmos sites que novos clientes vão acessar antes de optar por diversos produtos e serviços. Antes de escolher se vai comprar o seu produto ou o do concorrente.

Mediante isso, se sua empresa responder todos os reviews já sairá na frente. Terá um diferencial muito importante e que pode ser, muitas vezes, decisivo.

Ainda analisando dados do Invesp:

  • Estabelecimentos que respondem mais de 50% de seus reviews aumentam a sua probabilidade de receber um pedido de reserva em 24%;
  • 68% dos consumidores dizem que vão escolher se hospedar em um hotel com uma gestão de resposta ao invés de um hotel que não tenha.

 COMO RESPONDER OS REVIEWS

Já que dissemos que a melhor gestão de reviews envolve responder a todos, lidaremos com comentários positivos e também negativos. O essencial é que sua empresa mostre que se importa com a opinião dos clientes e está aberta a sempre prestar o melhor serviço/experiência.

Uma pesquisa do TripAdvisor mostra que 60% dos entrevistados considera que uma resposta grosseira à um review negativo faz com que o estabelecimento pareça muito pior.

Já que a importância dos reviews para o seu negócio é tão grande, vamos as principais dicas para respondê-los:

1. Agradeça

Em todos os reviews, a primeira ação fundamental é agradecer o cliente por ter reservado um tempo para falar sobre seu produto ou empresa.Mesmo em casos negativos, agradeça por ele estar dando sua opinião e crie uma estratégia para reverter a impressão negativa que ele teve, só assim você poderá reverter a situação. Nunca pense “ah, só uma opinião não fará diferença!”. Todas as opiniões são importantes e devem ter o mesmo valor.Claro que existem alguns comentários negativos que extrapolam o bom senso e a educação e não é nem um pouco agradável ler reviews assim, mas é importante respirar e sempre priorizar o discernimento para peneirar o que realmente é construtivo para a sua gestão da empresa.

2. Agilize

Fique sempre atento para não demorar muito para dar uma resposta aos seus clientes. A agilidade vai enfatizar sua eficácia como empresa e também a importância que o cliente tem para você.

3. Personalize

Sempre cite o nome do seu cliente em sua resposta. Faça com que ele se sinta único e especial e não pareça que sua resposta é meramente para cumprir tabela. Demonstre que você realmente está interessado no que ele tem a dizer. Seja mais humano, sem perder o profissionalismo e de maneira alguma, a educação.Entendeu a importância dos reviews para o seu negócio? Uma boa gestão de reviews pode te ajudar nas estratégias de marketing. Te ajudam também a ter um feedback do seu negócio.Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente. Não está produzindo o tanto que gostaria? Conheça 3 métodos eficazes par aumentar sua produtividade.

Até a próxima!

byDream
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