4 tendências de Marketing Digital para 2018

Ano começando e você precisa ficar por dentro das grandes tendências de Marketing Digital para 2018. Se você ainda não sabe quais são as principais vantagens do Marketing Digital, você está atrasado, mas não se desespere! Leia nosso #bdtips e se atualize.

Vamos listar abaixo quais são as principais tendências, mas sempre lembrando que não é porque um recurso é tendência que ele é imprescindível para sua marca. É necessário traçar os seus objetivos, público-alvo, disponibilidade financeira para investimentos, dentre tantos outros pontos, para adequar as melhores estratégias para o seu crescimento.

Acompanhe agora nosso top 4 tendências de Marketing Digital para 2018.

 

1. CHATBOT

Para começar, você sabe o que é um chatbox? É um programa de computador, que é programado para simular uma conversa humana. Assim, sua marca pode “dialogar” com consumidores, ajudando com informações e resoluções básicas, deixando seu funcionários livres para outras tarefas.

Implementar um chatbot pode ser simples ou mais complexo, dependendo da sua demanda e do volume de interações.

Várias empresas já estão usando este recurso no Brasil e a tendência, neste ano, é que este número aumente ainda mais. Dados do Social Media Week, revelam que 65% das pessoas presentes no evento pretendem investir – ou incrementar recursos – nessas ferramentas ao longo de 2018.

O governo do Estado de São Paulo, por exemplo, disponibiliza um chatbot para atender os usuários que precisam dos serviços do Poupatempo. Para acessar o chat com o atendente robô, Poupinha, basta acessar a página do Poupatempo e iniciar um chat pelo Facebook Messenger.


2. TRANSMISSÕES AO VIVO

Se você tem acompanhado as listas de tendências de Marketing Digital de alguns anos, já está acostumado a ver o formato vídeo aparecer nelas. E neste ano, não é diferente. Só que desta vez, são as transmissões ao vivo ou lives que estão apontadas.

Depois de assistir a um vídeo, as pessoas querem interagir com quem fala na tela, e as transmissões ao vivo permitem isso. As ferramentas para as lives já estão até disponíveis no Facebook e Instagram. Grandes empresas já estão apostando muito nesta tendência para mostrar bastidores de suas produções. A Rede Globo, por exemplo, faz transmissões ao vivo frequentemente, de eventos que acontecem na emissora e não são transmitidos pela TV, como festas de lançamentos de novelas.


3. MICROINFLUENCIADORES

Microinfluenciadores são pessoas que produzem conteúdo para mídias sociais e que tem um número menor de seguidores/fãs do que os conhecidos influenciadores ou macroinfluenciadores.
Por terem um número menor de seguidores/fãs, uma marca consegue contratá-los para uma ação com um investimento menor.

Um levantamento da BR Media, publicado no Meio & Mensagem, sobre interação e engajamento aponta que os posts patrocinados são curtidos por 4,6% dos fãs de perfis com até 10 mil; influenciadores com até 30 mil, recebem 3,12%; e aqueles com 1 milhão, têm apenas 1,4%.

Estes dados demonstram o poder dos microinfluenciadores e levantam novas estratégias de comunicação para as empresas. Estratégias de ações que os englobem, já que eles têm um maior alcance e um budget menor.


4. CONTEÚDO MENOR E MAIS RELEVANTE

Atualmente, quando vamos consumir conteúdo, temos um grande panorama de opções. Essa diversidade nos faz querer consumir um pouco de tudo. Com um ritmo de vida frenético, conteúdos mais curtos e mais interessantes são as opções preferidas dos consumidores.

A importância do Marketing de Conteúdo já vem aumentando ao longo dos anos. Neste momento, os criadores de conteúdo precisam ser, cada vez mais, criteriosos em suas produções. Os conteúdos precisam ser em menor quantidade, porém eficientes. É preciso criar estratégias e mensurar resultados em tempo real. Desta maneira, você pode entender qual tipo de conteúdo funciona melhor com seu público-alvo.

E aí? Algumas destas tendências fazem parte do planejamento de comunicação da sua marca para 2018?

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente.

Até a próxima!

byDream
Inspirados por sonhos, impulsionamos marcas.

Se você curtiu, espalhe conhecimento compartilhando com os seus amigos!

plugins premium WordPress