Macroinfluenciadores X Microinfluenciadores

Dificilmente você nunca tenha ouvido falar sobre influenciadores digitais. Há pouco tempo atrás, eles estouraram e viraram um novo meio de comunicação das marcas com os seus consumidores. Um influenciador digital é uma pessoa que produz conteúdo para o meio digital (pode ser em vários deles) e que exerce impacto nas pessoas, ou seja, influencia as pessoas com suas opiniões, atitudes e lifestyle.

Quem acompanha o #bdtips sabe que os influenciadores digitais deram as caras na lista das tendências de marketing para 2018 e realmente estão bombando.

Inclusive, com o grande crescimento de alguns deles, como a Camila Coutinho (Garotas Estúpidas), por exemplo, eles deixaram de oferecer conteúdo a um público de determinado nicho, passando a se comunicarem com a grande massa.


O que são macroinfluenciadores?

São influenciadores com um grande número de seguidores (não existe uma métrica bem definida para dizer o quanto seria este número, mas podemos falar em algo acima de 100 mil). São estes produtores de conteúdo que não tem mais um público segmentando, falam com o público em geral. Ou seja, se uma marca fala com grupos heterogêneos de pessoas, os macroinfluenciadores são um bom recurso. Porém o presente e o futuro da comunicação digital vem apontando para uma nova direção: a dos microinfluenciadores.


E os microinfluenciadores?

Tomando como base a lógica de números dos macroinfluenciadores, microinfluenciadores são pessoas com até 100 mil seguidores. Os microinfluenciadores estão ganhando cada vez mais espaço, pois com eles é possível segmentar melhor com qual público sua marca irá falar. Além disso, eles costumam também ser mais baratos, o que facilita para marcas menores usufruirem desta estratégia de marketing.

Abaixo vamos ver alguns números da pesquisa da Kler, que evidenciam o poder dos microinfluenciadores:

  • Microinfluenciadores atingem até 47% mais engajamento em postagens patrocinadas;
  • Celebridades apresentam queda de até 14% no engajamento para postagens patrocinadas;
  • Microinfluenciadores obtêm 3 vezes mais likes por seguidor para postagens patrocinadas do que celebridades;
  • Microinfluenciadores geram taxas de engajamento que são 2 vezes (ou mais altas) que as de celebridades;
  • Enquanto taxas médias de comentários nas postagens patrocinadas caem drasticamente nos perfis de celebridades, os microinfluenciadores possuem aumentos na atuação do Instagram.

É sempre essencial lembrar que para criar engajamento e, consequentemente, retorno para uma marca, o influenciador digital não precisa ter apenas um grande número de seguidores. Ele precisa ter uma reputação, ter conhecimento e persuasão dentro da área da marca. Por exemplo, não adianta um influenciador que produz conteúdo sobre maternidade, divulgar uma marca de agência de viagens. 

Se você ainda ficou com alguma dúvida ou tem interesse em fazer uma parceria com um influenciador digital para sua marca, entre em contato conosco, que poderemos te ajudar.

Que tal agora decidir entre ter ou não ter um blog?

Até a próxima!

byDream
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