
Você sabe o que significa SEO?
SEO é a sigla para a expressão Search Engine Optimization, que pode ser traduzida como Otimizações para Mecanismos de Buscas. O SEO é uma estratégia importante do Marketing Digital que consiste em um conjunto de técnicas cujo principal objetivo é melhorar o posicionamento do seu site/blog em buscadores, como Google, Bing, Yahoo, entre outros.
Na prática, funciona assim: quando você pesquisa algo no Google, os algoritmos do buscador identificam os sites mais relevantes sobre o assunto pesquisado e apresentam um ranking de páginas para tentar satisfazer da melhor maneira possível a sua busca.
O Google entende que páginas mais relevantes apresentam boas imagens, conteúdo de qualidade, completo e objetivo, as palavras-chave que o consumidor busca na internet, assim ele considera um site/blog confiável.
Quer melhorar o posicionamento da sua página em buscadores como o Google?
A byDream te dá as melhores dicas agora.
1. Conteúdo relevante
Para você conquistar a melhor posição no Google ou em outro buscador, deve atualizar o seu conteúdo sempre que possível.
Adicione e atualize o texto com informações importantes e mais atuais. Além disso, busque responder as principais perguntas do leitor.
No jornalismo, existe a concepção do que é lead ou lide que pode ajudar nessa questão. No primeiro parágrafo do texto, tente responder as principais questões do texto: o que, quem, quando, como e por quê, organizando as informações de forma decrescente, ou seja, do mais relevante para o menos. É importante ainda verificar como o leitor está buscando aquele assunto no Google. Dê mais destaque para responder a informação que o usuário pesquisou no buscador.
2. Use palavras-chave
Usar palavras-chave relacionadas ao assunto é outra dica importante de SEO e de Marketing Digital no geral. Hoje em dia, o próprio Google disponibiliza ferramentas, com funções grátis e pagas, para descobrir as melhores palavras-chave.
Veja as melhores ferramentas para potencializar o SEO do seu site/blog abaixo:
3. Como saber se o SEO funcionou?
A estratégia de Otimização de Mecanismos de Buscas (SEO), no geral, não funciona a curto prazo. Assim, se você seguir todas as dicas que demos, a página não ganhará mais visibilidade do dia para noite no Google.
O resultado do SEO aparece a meio ou longo prazo, mas podemos garantir que a estratégia funciona se for usada corretamente.
Para acompanhar a audiência da sua página, use a ferramenta Google Analytics. Agora, para verificar como o seu conteúdo está no ranking do Google, pesquise no próprio buscador as palavras-chave principais e veja onde sua página vai aparecer. Uma dica importante: faça
a pesquisa em uma aba anônima, pois o Google tem um sistema inteligente que dá mais visibilidade aos sites e blogs que você mais acessa.
Para usar a aba anônima, use os seguintes comandos do teclado.
No Windows: control + shit + n
No Mac: command + shit + n
E aí? Agora você sabe o que significa SEO? E como ele pode te ajudar? Se você ainda tiver qualquer dúvida, só entrar em contato conosco.
Se você tem dúvidas sobre outros termos de Marketing Digital que você precisa conhecer, aproveite para esclarecer!
Será um prazer conversar com você.
Até a próxima!
Inspirados por sonhos, impulsionamos marcas.
Se você curtiu, compartilhe com os amigos!